Voltar para Inicial

Grupo ABC | Origem do nome ABC

A+a-

A escolha do nome da empresa seguiu uma estratégia de marketing bem definida. A preferência era definir um nome pequeno, fácil de guardar e com apelo popular. Assim, a nova empresa da região centro-oeste recebeu o nome de ABC - Alimentos a Baixo Custo.

 

 

De acordo com o presidente e sócio dos supermercados ABC, Valdemar Amaral, o nome da rede surgiu por acaso. "Eu procurava um nome pequeno e fácil de guardar na mente dos consumidores de todo mundo. Na época, eu acompanhava a descarga de caminhões de óleo ABC. Os homens mais fortes carregavam cada um, três caixas de óleo. Era tudo carregado nas costas, porque não existia palete e nem empilhadeira. Foi então que em um desses trabalhos, uma terceira caixa de óleo escorregou e uma das latas do óleo saiu rolando, aí eu descobri o nome que procurava  'ABC' " , lembrou.

 

O nome ABC lembrava de forma proposital as primeiras letras do alfabeto e siglas conhecidas no setor varejista de alimentos como os supermercados BBB que operava na época em Divinópolis, além da Casa da Banha - CB - com forte atuação em nível nacional.

 

A estratégia era associar o nome da nova empresa ao setor varejista de alimentos. Em pouco tempo, a sigla ABC tornou-se sinônimo de supermercados em Divinópolis e região.